Com o objetivo de fornecer informações e amparar os anseios da mulher na gestação, a aluna do Mestrado em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), Elisa Sampaio Von Muhlen, criou o Portal Gestante do Zap. Focado em compartilhar principalmente conhecimentos sobre o trabalho de parto e parto, o portal é um produto de dissertação, sob a orientação da professora Bianca Zimmermann dos Santos.
Elisa é enfermeira obstetra, trabalha na área há 20 anos e no decorrer da sua profissão percebeu que muitas gestantes chegam no trabalho de parto com poucas informações. Os resultados do seu mestrado, entitulado ‘Percepções e expectativas de gestantes brasileiras sobre o trabalho de parto e parto: um estudo qualitativo’, serviu como motivação para a criação do portal.
– Quando estava fazendo a pesquisa científica no mestrado eu percebi que realmente existe uma lacuna de informações sobre o parto. As gestantes chegam hoje no hospital sem a informação do que vai acontecer com o corpo delas, do que vai realmente vai acontecer durante o parto e dos seus direitos. O portal é uma ferramenta muito importante para essa mulher poder se preparar para esse momento, ter uma experiência positiva . – explica a mestranda.
Leia também:
Educação parental: mãe e influenciadora digital ajuda pais a melhorar a conexão com os filhosViolência obstétrica: “me deixaram de ‘castigo’ porque comi antes da cesárea”, diz mãe
Para Elisa as informações do portal também buscam resgatar o protagonismo feminino na gestação e no parto, pois com elas a gestante pode ter autonomia sobre o próprio corpo e pode decidir o que deseja para esse momento. Além disso, o conhecimento sobre todas as opções possíveis para alívio de dor e sobre as boas práticas médicas durante o parto são essenciais para evitar a violência obstétrica. No Brasil 1 em cada 4 mulheres já sofreou algum tipo de violência durante a gestação, de acordo com o estudo “Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado”, realizado pela Fundação Perseu Abramo.
Os textos disponíveis no Portal foram escritos pela própria aluna e abordam questões como:
Informações sobre a cirurgia cesarianaInformações sobre o parto normalGestaçãoPreparação e trabalho de partoEmpoderamento feminino Informações sobre recém nascidos
Aberto para contribuições
A mestranda destaca que o Portal foi pensado para ser algo dinâmico, onde as gestantes podem enviar dúvidas e onde outros profissionais também podem divulgar seus trabalhos. De modo a criar um canal informativo, aberto e disponível para todos que queiram contribuir com a temática e com informações.
– Algumas enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde aqui de Santa Maria me solicitaram que o portal fosse aberto para que elas pudessem acessar essas informações e passá-las para as gestantes no pré-natal. Diante disso a gente teve a ideia de deixá-lo disponível para os profissionais que tenham interesse, seria muito positivo ter a colaboração de outras pessoas. – diz Elisa.
Os profissionais interessados em participar do Portal Gestante do Zap podem entrar em contato através da seção “Fale com a Gente” disponível no site ou enviar um email para: gestantedozap@gmail.com
Além do site, a mestranda tem planos de criar um aplicativo e pretende entrar em contato com a Secretaria da Saúde de Santa Maria para firmar uma parceria de divulgação nas unidades básicas de saúde.
Leia todas as notícias